Hoje qualquer um pode escrever o que quer e publicar na internet.
Assim, temos diversos textos, noticias, descobertas cientificas, etc, que podem ser uma verdade distorcida, exagerada, ou uma mentira completa.
Muitas vezes essas notícias vem acompanhadas de fotos que poderiam comprovar sua veracidade, mas como sabemos, é muito fácil manipular imagem no computador.
Por isso temos que ter cuidado com as informações que pegamos na internet, pois confirmar a veracidade dessas informações nem sempre é trivial.
Como ter certeza se o que estamos lendo é realmente verdade?
Nunca se pode saber se o que está sendo lido é realmente a verdade, entretanto, alguns sites podem ser considerados mais confiáveis do que outros, pois geralmente possuem um retrospecto de confiança, ou uma equipe séria de produtores de notícias, ou em alguns casos, colaborações de diversos usuários podem produzir uma interessante e confiável fonte de informações.
ResponderExcluirComo o André falou, a fonte que provê a informação pode ser um indicativo bom sobre a veracidade do que lemos. Temos que olhar sempre se é uma fonte confiável ou se possui dados que podem ser comprovados em outra fonte. Por outro lado, a análise desses dados pode ser bastante difícil, pois como foi dito no post, quase tudo hoje pode ser manipulado para se "criar uma verdade".
ResponderExcluirTemos que estar antenados e contestar as veracidades das informações que nos são impostas. Nessa semana, recebi um email que dizia que choveria granizo na UFMG, com uma probabilidade altíssima, dando nomes de órgãos de importância que confirmavam, sendo um deles a CEMIG. Após uma simples busca no Google, eis que encontro uma notícia no site da CEMIG desmentindo a informação. Ou seja, apesar de nem sempre podermos ter certeza da verdade de uma informação, muitas vezes podemos ter certeza de sua falsidade!
Falando em notícias de verdade ou mentira, hoje no dia da mentira (1º de abril), eu vi pelo menos 2 notícias, que acreditei ser verdade no início, mas depois vi que eram mentira, devido ao exagero da notícia, mas reparei que muitas pessoas acreditaram e nem desconfiaram da brincadeira que estes sites fizeram!
ResponderExcluirUm link que eu tinha esquecido de colocar é o do quadro do Fantástico, "Detetive Virtual" que tenta comprovar ou desmintir fatos qu circulam na internet.
ResponderExcluirhttp://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,JOR227-15607,00.html
Nesse quadro tivemos muitos exemplos de como as pessoa conseguem manipular videos e fotos para tentar confirmar uma historia.
Um exemplo interessante é esse:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1648930-15607-227,00.html
Um cientista francês diz que vai mostrar um novo aparelho que permite ver imagens em 3D sem os óculos.
Tadeu Schmidt descobriu que para piscar daquele jeito do vídeo do cientista, só com efeitos especiais. Estúdio com uma super iluminação, câmeras das mais modernas - com definição muito maior que a de cinema. E dias trabalhando no computador.
Eles contam que foram procurados até por russos e árabes que queriam patrocinar a invenção - que nasceu de uma piada interna.