
OpenSocial é um conjunto de interfaces de programação (APIs) aberta do Google. Qualquer pessoa pode fazer aplicações para o OpenSocial, e essas aplicações podem ser utilizadas em qualquer rede social que adote o modelo.
O OpenSocial foi lançado em novembro de 2007, e no início houve muita especulação de como seria. Alguns títulos de notícias da época:
“OpenSocial + Facebook + Web 2.0 vs Desktop, o fim de uma era” – 05/01/2007
“Google lança Open Social - Open Social reúne várias redes sociais e promete revolucionar a relação usuário-comunidade online” – 01/01/2008”
“...é uma aposta gigante em tudo isso que estamos ouvindo desde que inventaram o termo web 2.0”
Só que parece que não foi tudo o que esperavam. Não há muitas notícias recentes sobre OpenSocial. A maioria das notícias são de 2007 e 2008, especulando o que seria o OpenSocial, e como as redes sociais foram aderindo. É como se o OpenSocial tivesse tido seu “período de fama” e caído no esquecimento.

Há muitas comparações entre o Facebook e o OpenSocial. A idéia do OpenSocial é fazer tudo o que o Facebook já fez na plataforma de rede social, só que em um padrão aberto.
Isso porque o Facebook só permite que as aplicações criadas rodem no próprio Facebook, e não em outros sites. Essa é a principal diferença para o OpenSocial.
Algumas redes sociais que possuem aplicativos usando o OpenSocial são o Orkut, iGoogle, hi5, MySpace, entre outros.

O desenvolvimento desses aplicativos pode ser muito rentável. Os aplicativos Colheita Feliz e o Joga Craque geram cerca de duas mil transações diárias que variam entre R$ 5,00 e R$ 80,00.
Links:
http://www.slideshare.net/jawadshuaib/facebook-vs-open-social
Video - OpenSocial Tutorial - Part 1: Gadget Basics
http://www.youtube.com/watch?v=9gW2YVBrNVA&feature=player_embedded
Nenhum comentário:
Postar um comentário