Grupo de Aplicação de Software Social Headline Animator

quarta-feira, 30 de março de 2011

Disponibilidade X Confiabilidade

Até que ponto a disponibilidade de informações na Web compromete a confiabilidade dessas informações?

As informações que hoje estão na Web são constantemente alteradas sem que o usuário tenha conhecimento. Textos, vídeos, imagens, são alterados e republicados, além disso, são publicados como se fossem originais. Textos aparecemente fiéis à realidade pode mascarar alterações feitas para favorecimento de alguém. Isso prejudica os autores das publicações originais e os leitores.

CERTEZA da INCERTEZA

Hoje qualquer um pode escrever o que quer e publicar na internet.
Assim, temos diversos textos, noticias, descobertas cientificas, etc, que podem ser uma verdade distorcida, exagerada, ou uma mentira completa.
Muitas vezes essas notícias vem acompanhadas de fotos que poderiam comprovar sua veracidade, mas como sabemos, é muito fácil manipular imagem no computador.
Por isso temos que ter cuidado com as informações que pegamos na internet, pois confirmar a veracidade dessas informações nem sempre é trivial.

Como ter certeza se o que estamos lendo é realmente verdade?

Pergunta sobre o tópico: ABUNDÂNCIA

No tópico sobre abundância, vemos que está havendo uma oferta cada vez maior de conhecimento, gerando inclusive, ansiedade nas pessoas.

A torrente de informação é variada, e muitas vezes fornece material suficiente para que uma pessoa, por exemplo, se torne um fotógrafo sem nunca ter ido a um curso presencial. O auto-didata está tendo cada vez mais oportunidade de conseguir desenvolver seu potencial sem precisar de instituições de ensino.

Minha pergunta é: Será que algum dia, esse ambiente com essa variedade e abundância de informação irá dispensar a forma como aprendemos hoje (cursos, escolas, mesmo que online ou presenciais) ?

Conhecimento: de imediato, agora

Vivemos em um mundo que onde há uma pressa por resultados. Devemos ter cuidado com este tipo de pensamento para não sermos prejudicados por uma afobação desnecessária. Acredito que para haver desenvolvimento, é necessário um comprometimento: velocidade x qualidade.
Até que ponto este imediatismo pode ser bom? Qual a barreira que separa a pressa da rapidez?