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domingo, 10 de abril de 2011

Princípios e Tendências da Web - Síntese geral.

Web 1.0
É a Web inicial, considerada a web de 1990 a 2000. É definida como a Web que conecta informação. No ano de 2000 tinha 5 milhões de usuários no Brasil - 2,9% da população.

Ela foi inventada em 1989 para que pessoas e organizações (no início órgãos militares norte-americanos e Universidades) compartilhassem informações na forma de documentos hipertextos. A web era uma coleção de páginas estáticas que continham informação e conteúdos criados por empresas ou profissionais especialistas  da área.

É conhecida como a web 'só para ler'. Não havia interações intensas, com uma interação que basicamente consistia na relação produtor de conhecimento -> leitor.

A informação era disponível através de sites convencionais, estáticos, que eram atualizados esporadicamente, com conteúdos pré-definidos, catálogos na forma de hipertexto  com somente textos, imagens e menus.
Exemplos:





Web 2.0
É considerada a web de 2000 a 2011. É definida como a Web que conecta pessoas.
No ano  de 2010 tinha 81,3 milhões de usuários - 54%  população com mais de 12 anos.

Esse termos foi criado em 2004 para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a “ web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação.
É o estágio atual da web. A Internet passa a ser vista como uma plataforma sempre em desenvolvimento com ambientes e ferramentas sociais, que permitem a valorização de experiências pessoais  com compartilhamento de conhecimento, o que acarreta um maior poder para comunidades.

Assim, ela é a web participativa, onde os usuários passam a fazer parte da criação de conteúdo. Há uma grande valorização da interação, tudo pode ser colaborativo. Mesmo quando o conteúdo não é gerado pelos usuários, este pode ser enriquecido através de comentários, avaliação, ou personalização.

Na Web 2.0 os softwares funcionam pela Internet, não somente instalados no computador local, de forma que vários programas podem se integrar formando uma grande plataforma.

Na web 2.0 surge o conceito de “beta perpétuo”, onde os programas são corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo, e o usuário participa deste processo dando sugestões, reportando erros e aproveitando as melhorias constantes.
Mais detalhes sobre beta-pepétuo em nosso Post http://asosoufmg.blogspot.com/2011/04/beta-perpetuo.html.

Surgem novas formas de ganhar dinheiro com a internet. Uma delas se chama “Cauda Longa”, onde se quer vender  todo tipo de produto a um maior número de consumidores espalhados por todo mundo ( e com um preço menor) - Focar na cauda e não na cabeça. Por exemplo, a Amazon: http://www.amazon.com/
Mais detalhes sobre a cauda longa no Post http://dcc030c.blogspot.com/2011/04/apresentacao-valorizacao-da-cauda-longa.html

Exemplos:





Web 3.0
É considerada a web de 2005 a 2020. É definida como a Web que conecta conhecimento.
É um termo que ainda está em definição.

É o estágio da Web que está se iniciando, e  pela primeira vez na história, podemos antecipar e discutir uma tecnologia que ainda não existe plenamente.

É chamada de web semântica, que se caracteriza pela 'conexão de conhecimentos', promoverá uma experiência na web muito mais prazeroza, pois a torrente de informação disponível será bem mais organizada.


A Web 3.0 pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet. Esta inovação está focada mais nas estruturas dos sites e menos no usuário. Pesquisa-se a convergência de várias tecnologias que já existem e que serão usadas ao mesmo tempo, num grande salto de sinergia. Adicionando capacidade semântica a um site, ele será mais eficiente. Ao se pesquisar algo, se terá respostas mais precisas. O usuário poderá fazer perguntas ao seu programa e ele será capaz de ajudá-lo de forma mais eficiente, entender mais sua necessidade.
A Web 3.0 organizará e agrupará as páginas por temas, assuntos e interesses previamente expressos pelo internauta. Por exemplo, todos os filmes policiais, que tenham cenas de perseguição de carros, produzidos nos últimos cinco anos.

Para que isso aconteça muitos esforços tem ainda que ser feitos para:  
  • o desenvolvimento de formatos e padrões para representação do conhecimento baseados na  integração e combinação de dados obtidos de fontes e meios diversos;
  • a estruturação semântica de conteúdos baseadas em taxonomias e ontologias de forma a tornar os dados entendíveis por pessoas e máquinas;
  • a criação de linguagens para representar como os dados são relacionados com os objetos no mundo real, em contextos específicos de forma a prover uma experiência mais relevante aos usuários da Internet.



Exemplos:




Web X.0
É considerada que será a web de 2015 a 2030. É definida como a Web que conecta inteligência.

A Web X.0 é mais do que a web social e a semântica. Ela disponibilizará essas possibilidades fora da rede, colocando-as literalmente na suas mãos.

É chamada de web ubíqua ou web das coisas. Será uma fase onde serviços online vão ter uma presença enorme em diversos momentos do nosso dia a dia, não só nos computadores e dispositivos móveis que temos hoje.

As tecnologias da Web X.0 terão a capacidade de aprender e raciocinar interagindo de forma simbiótica com os humanos. Nesse futuro a Web será onipresente.

Exemplos: