Grupo de Aplicação de Software Social Headline Animator

domingo, 3 de abril de 2011

Resumo das Colocações

Estamos em uma época onde a internet é um meio de comunicação que milhões de pessoas a utilizam para as mais diversas finalidades. Uma das finalidades mais importantes é a distribuição de informação.

Devido a grande quantidade de informação e a velocidade que a informação é publicada, utilizamos as informações disponibilizadas na internet para saber as notícias do mundo, para estudar, para trabalhar, para entretenimento, entre outras. Ainda sim, devemos olhar a internet, uma fonte de informação, com cuidado. Há três pontos críticos a se analisar em relação ao conhecimento existente na internet: a qualidade , a quantidade e a velocidade, das informações disponibilizadas.

Na internet, qualquer pessoa pode disponibilizar qualquer tipo de conhecimento sem validação alguma. Assim, podemos, e devemos, encarar a internet como um meio de comunicação que depende muito do próprio usuário. Saber pesquisar informações em um lugar confiável é vital para o conhecimento gerado a partir de pesquisas na internet.

É possível você desenvolver um ótimo trabalho a partir da internet, porém pode ser que desenvolva um trabalho péssimo, com informações inverídicas e equivocadas. Mas da mesma forma que a internet, qualquer outro meio de comunicação pode enfrentar este tipo de problema, para satisfazer certos interesses, por exemplo. Assim, ter um senso crítico em relação à informação sempre foi uma importante forma de perceber a veracidade da informação. Os alunos avaliaram da mesma forma esta questão, consideraram que o senso crítico é um importante fator ao utilizarmos informações da web.

Foi discutido como avaliar a veracidade das informações encontradas na Web. Uma sugestão dada pelo André Guilherme foi procurar por sites que possuem um retrospecto de confiança ou uma equipe séria de produtores de noticias. Outra dica que o Fernando Braz deu é verificar se a fonte possui dados que podem ser comprovados em outra fonte. Porém, a análise desses dados pode ser bastante difícil, pois quase tudo hoje pode ser manipulado para se "criar uma verdade".
Outra preocupação que devemos ter é em relação à abundância de informação existente na internet. Há vários cursos e informações que prometem ensinar via web. É uma questão importante, visto que foi levantada a possibilidade deste tipo de aprendizado, o auto-didata, substituir cursos presenciais. Houve um consenso entre os comentários que ambos os tipos de aprendizado são importantes e, de certa forma, complementares, não rivais. Além disso, houve um entendimento que a internet apresenta um grande volume de informações e os cursos presenciais nos direcionam para um aprendizado melhor.

Hoje em dia, há uma preocupação em relação à velocidade de distribuição da informação, sem haver um grande comprometimento com a verdade, há a priorização da velocidade em detrimento da qualidade. Com a internet, analisar e pensar sobre a informação continuará sendo cada vez mais importante. O aluno Bruno Andrade comentou que o processo de aprendizado deve ser um processo que possui um tempo próprio. Porém, acredita que este imediatismo pode ser benéfico , não no aprendizado, mas na distribuição do conhecimento.

.




Beta Perpétuo

Aplicações são chamadas de Beta Perpétuo quando elas permanecem em estágio beta por um período não determinado. Os desenvolvedores usam esse recurso como um sinal de que há uma evolução constante e colaborativa de sua aplicação. Com isso, eles podem modificar a ferramenta para incluir novas características e funcionalidades sem os demorados testes, agilizando sensivelmente o intervalo entre os ciclos de desenvolvimento.

Esta denominação é associada a aplicações e serviços que demandam constantes atualizações, como parte de sua experiência de uso. Segue a filosofia do "Liberar cedo e com frequência" dos processos ágeis de desenvolvimento de software. É comum nesse tipo de serviço, que hajam vários releases do mesmo, até numa frequência diária.

Em geral, esse desenvolvimento incremental em ciclos curtos e onde certos aspectos não foram inteiramente testados, podem ocasionar erros para o usuário. Isso é tolerável para usuários domésticos, mas para as empresas, o beta perpétuo não é visto com bons olhos, já que não há uma garantia de estabilidade. Por outro lado, o feedback dos usuários sendo revertidos em funcionalidades implementadas em um tempo curto fazem das aplicações dessa categoria serem atrativas para um grande público.

Casos como a maioria das aplicações da Google, o Flickr, entre outras, mostram que aplicações podem ter esse status e ainda assim terem um público imenso.

Eras da Web

Web1.0 - é conhecida como a web 'só para ler'. Não havia interações intensas, com uma interação que basicamente consistia na relação produtor de conhecimento -> leitor.

Exemplos:
  • Sites de notícia, como ainda pode ser visto em páginas de jornais de cidades pequenas.
  • Sites corporativos de empresas, mostrando apenas do que a empresa se trata. (http://www.requin.com.br/)
  • Sites sobre livros, com espaço apenas para constar a descrição do livro.
  • ...

Web 2.0 - é a web participativa, onde os usuários passam a fazer parte da criação de conteúdo. Há uma grande valorização da interação, tudo pode ser colaborativo.

Exemplos:

Web 3.0 - chamada de web semântica, se caracteriza pela 'conexão de conhecimentos', promoverá uma experiência na web muito mais prazeroza, pois a torrente de informação disponível será bem mais organizada.

Exemplos:

Web X.0 - chamada de web ubíqua ou web das coisas, é uma fase onde serviços online vão ter uma presença enorme em diversos momentos do nosso dia a dia, não só nos computadores e dispositivos móveis que temos hoje.

Exemplos: