Enquanto que gigantes de redes sociais como o MySpace e Facebook criaram gigantescas comunidades on-line utilizando protocolos e abordagens proprietárias, um novo grupo de empresas lideradas pela Google estão a abraçar uma abordagem de padrões abertos para redes sociais que pode realmente revolucionar as redes sociais como as conhecemos hoje.
Crédito da imagem: Danny Sullivan
OpenSocial é um conjunto de interfaces de programação (APIs) que irá permitir que programadores independentes criem aplicações que correm em qualquer rede participante, utilizando os dados armazenados nessa rede.
"OpenSocial não é uma rede por si mesma, em vez disso é um conjunto de três APIs que permitem que os programadores possam aceder às funções centrais e informação de redes sociais:
- Informação de Perfil (dados de utilizador)
- Informação de Amigos (gráfico social)
- Actividades (coisas que acontecem, coisas ao estilo de feeds de notícias)
A nova API será suportada por vários intervenientes no espaço de redes sociais, incluindo: Hi5, Plaxo, LinkedIn, Orkut, Ning e Friendster e a plataforma de bloguing Six Apart. Vendedores de software empresarial Salesforce e Oracle completam a lista de potenciais apoiantes da plataforma, enquanto que programadores de widgets como a RockYou, Slide, iLike e Flixster juntaram-se como "aplicações contribuintes" para a nova plataforma de media social.
Wired News escreve também que "A participação da LinkedIn, Salesforce e Oracle sugere que os frutos da OpenSocial podem incluir um segmento de aplicações de rede social empresariais, muito diferentes da orientação lúdica das aplicações do Facebook e MySpace."
Por outras palavras, Open Social leva o conceito da plataforma Facebook e converte-o num padrão aberto que pode ser adoptado por qualquer pessoa na Web. Open Social é uma forma para que todos façam o que o Facebook já fez na sua plataforma de rede social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário