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domingo, 12 de junho de 2011

Arquitetura de Comunidade Virtual

 Para uma livraria 2.0, podemos considerar a cadeia de valores como na tabela abaixo.

Participações na Cadeia de Valores de uma Livraria 2.0
Etapa na Cadeia de Valores
Produtor / Intermediário
Livraria 2.0
Cliente
Idéia do produto
Criação e adequação de produtos baseados nas tendências de mercado.
Criação de concursos culturais que envolvam diretamente idéias de clientes.
Idéias de produtos através de redes sociais e espaços colaborativos.
Produção
Confecção de livros físicos e digitais.
-
-
Contribuição
Elaboração de variações de produtos destinados a diferentes públicos-alvo.
Organização dos títulos, disponibilizações de prefácios, cadastro de clientes.
Opiniões e sugestões sobre livros e autores.
Oferta
-
Venda on-line de livros físicos e digitais.
Revenda de produtos.
Marketing
Websites e perfis em redes sociais para divulgação da editora/produtora.
Blogs dos produtos, Perfis em redes sociais, Newsletter, Sugestões de títulos integrados a outros, Promoções
Compartilhamento de ofertas e promoções em seus espaços sociais.
Coordenação
Parcerias com empresas de distribuição.
Controle de estoque e prazos de entrega, Chat de atendimento on-line.
-
Aceite da oferta
-
Disponibilização de consultas de status de pedidos e diferentes formas de pagamento.
Compra
Entrega
Despacho de mercadorias e informações sobre status de entrega.
Repasse de informações sobre status de entrega.
Recebimento
Pós-Venda*
-
Pesquisas de satisfação, carta-resposta.
Avaliações, Feedback

* Foi adicionado a etapa Pós-venda, pois as pesquisas de satisfação são uma importante fonte de informações sobre o desempenho da empresa. Podemos consider a etapa como um elo entre o fim e o início da cadeia de valores, uma vez que os feedbacks dos clientes podem se converter em importantes melhorias dos produtos oferecidos futuramente.

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