Grupo de Aplicação de Software Social Headline Animator

domingo, 12 de junho de 2011

Empresa 2.0 - Empresa de design de automóveis

Para ilustrar uma empresa de design de automóveis que vivenciou as três eras (0.0, 1.0 e 2.0) utilizamos a empresa FIAT.

Empresa 0.0

  • Poucos modelos de carros
  • Baseada em comando e controle
  • Fabricação própria de todos os componentes
  • Estrutura pouco flexível
  • Formação de estoques
  • Produção para mercado nacional
  • Poucos concorrentes
  • Produção em baixa escala


Empresa 1.0

  • Participação de salões de automóveis
  • Estruturação em projetos - produção integrada
  • Participante do mercado de ações
  • Criação de novos modelos de carros
  • Publicidades em meios convencionais
  • Foco na atividade terceirização de serviços/produtos complementares
  • Maior flexibilidade da estrutura
  • Expansão das instalações
  • Filiais em outros países
  • Aumento do quadro de funcionários
  • Criação de Website
  • Adoção do modelo Just in Time (minimizando estoques)
  • Controle de qualidade sobre as peças produzidas por fornecedores
  • Controle de qualidade interno garantindo alta qualidade dos produtos produzidos


Empresa 2.0

  • Aumento da diversidade de carros
  • Programas de qualidade
  • Programas de sustentabilidade e envolvimento com stakeholders
  • Melhorias dos processos JIT
  • Design colaborativo de carros (participação de clientes)

3 comentários:

  1. A Fiat mereceu destaque nessa fase 2.0 com o FIAT MIO, provavelmente é a empresa de automóveis que mais explorou a característica colaborativa da Web 2.0. Com mais de 10 mil ideias dos usuários, fizeram o carro conceito que continua evoluindo.

    Eles também tem bastante participação no Twitter e Facebook.

    Como o produto deles (carros) está em movimento, poderiam se envolver também com redes sociais que exploram locais como o Foursquare.

    ResponderExcluir
  2. A FIAT realmente inovou em relação a todas as outras montadoras de carros, com o projeto FIAT MIO, isto torna os clientes cada vez mais próximos juntos da empresa. Outra coisa interessante é o fato do site ser personalizado por região, o que mostra que realmente a empresa quer se identificar com seus clientes, independente de onde e de quem são. Tudo isto está dentro do que seria uma empresa 2.0, e mostra que a empresa é moderna e está se adaptando a nova realidade das empresas.

    ResponderExcluir
  3. A Fiat sempre esteve entre as empresas mais inovadoras do mercado, lançando carros mais pop e interagindo mais com seus clientes pelas redes sociais.

    A empresa pode continuar trabalhando nisso sempre voltando para aplicações sociais que tenham como finalidade coletar feedback de seus clientes para aperfeiçoar cada dia mais seus carros.

    ResponderExcluir